Música de adoração. Ela tem por objetivo levar a pessoa ou grupo religioso a ter sentimentos de adoração,fervor, reverência, contrição, piedade e envolvimento em cerimônias ou práticas religiosas. E, certamente, o momento de louvor é para muitos a parte mais agradável desses momentos de devoção e espiritualidade.A “Parábola dos Talentos” (Mateus 25: 14-30), contada pelo Senhor Jesus Cristo, é uma das mais lindas ilustrações acerca de princípios do Reino de Deus, em relação ao serviço que prestamos a Ele. Ela pode ser interpretada de diversas maneiras, sendo uma das quais associando os “talentos” aos “dons artísticos” que cada cristão pode usar a serviço de Deus.

A “Parábola dos Talentos” retrata a situação de um homem que, ao ausentar-se para longe, chamou seus servos, e entregou-lhes os seus bens. Ao primeiro deu cinco “talentos”, ao segundo dois, e ao terceiro um. Os dois primeiros servos negociaram os talentos recebidos e devolveram, respectivamente, dez e quatro talentos. O terceiro servo devolveu apenas o “talento” que havia recebido. Os servos que multiplicaram seus “talentos” ganharam novas intendências. Mas, o que havia guardado seu “talento”, até este o amo lhe tirou, dizendo: "Porque  a todo o que já tem, dar-se-lhe-á, e  terá  em abundância; e ao que não tem, tirar-se-lhe-á até o que parece que tem".

INSCREVA SE AQUI

Entre os cristãos, os “talentos” e “dons artísticos” devem ser usados para servir à coletividade, levando as pessoas a ter comunhão com o sagrado. Assim, o “talento de cantar”, por ser considerado uma dádiva divina, deve ser utilizado para aproximar pessoas e grupos, reafirmar valores bíblicos e estabelecer laços para unir todos nós como verdadeiros irmãos e irmãs em Cristo.

Sabendo disso, a igreja Evangélica Assembleia de Deus se propõe a realizar a 3ª edição do “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” como uma forma de valorizarmos essa prática cultural tão marcante em nossa cidade, servindo como uma instância de socialização e reafirmação dos valores cristãos.

Destacamos que essa proposta se espelha em inúmeros trabalhos de destaque realizados por instituições públicas e privadas e por Organizações Não Governamentais (ONGs) em nosso Estado e de todo país.

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Promover o III Concurso de Hinos da Harpa Cristã como um evento cultural, aberto e democrático.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Mostrar a cultura da Música nos seus mais variados aspectos: arte, lazer, movimento social, educação e adoração;

- Apresentar a diversidade cultural de nosso município e região através do estilo Gospel, tornando nossa cidade mais conhecida em nível estadual e nacional;

- Promover o intercâmbio entre cantores, bandas, vocais, duplas, quartetos, trios e Igrejas Cristãs.

- Revelar talentos oferecendo espaços para apresentações de músicas Gospel.

- Incentivar e premiar os participantes.

- Valorizar o trabalho cultural agregando benefícios junto à comunidade em que estão inseridos.

- Difundir valores éticos e morais relacionados à arte da Música Gospel, incentivando a capacidade de auto expressão, reforçando a autoestima e promovendo o exercício da cidadania através do respeito ao patrimônio cultural e ambiental de nosso município e região;

- Proporcionar à nossa comunidade uma festa cristã para revitalizar a convivência familiar, o desenvolvimento espiritual de pais, filhos, crianças, adolescentes, jovens e idosos, algo que se faz tão necessário em nosso município e região;

  1. JUSTIFICATIVA

Os “Concursos de Hinos” trazem inúmeros benefícios para a localidade e região onde são desenvolvidos. Eles podem favorecer o desenvolvimento econômico, atraindo participantes e turistas. Podem, ainda, servir para o entretenimento familiar e promoção cultural.

Diversos estudos têm demonstrado os valores positivos da Música no Brasil e em outras partes do mundo como ferramenta educacional e no desenvolvimento social.

Para crianças e adolescentes a participação em eventos artísticos pode servir como meio de aprendizagem prazerosa, para o desenvolvimento da consciência cidadã e para a promoção da arte popular.

É sabido que a prática de esportes e das artes em geral é relevante para o desenvolvimento da criança, pois por meio deles se estabelecem limites sociais e há a transferência de saberes. Isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, por que permite que o indivíduo se conheça melhor e aceite mais facilmente seu semelhante.

Em todos os municípios brasileiros, o aprendizado musical é um processo educativo não-formal e informal que está presente em Projetos Sociais, nas Escolas de Música e nas Igrejas Cristãs, que proporcionam um espaço extremamente rico e saudável, especialmente às crianças e jovens de baixa renda. Nesses locais, a Música abre possibilidades que permitem que crianças e jovens se vejam como protagonistas de ações propositivas que contribuam para melhoria de suas vidas e das comunidades onde estão inseridos.

Diante disso, acreditamos que esse “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” servirá para a valorização dos princípios cristãos, tão necessários nos dias de hoje. Por meio desse evento, a ministração de canções de louvor irá alcançar centenas de pessoas principalmente em nossa cidade que precisam do toque de Deus em suas vidas.

Vale destacar que esse evento será muito mais do que um simples concurso entre Bandas, Músicos e Instrumentistas, pois o “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” visa promover a união de nossa comunidade num culto musical ao nosso Deus.

  1. PARCEIROS

O “Projeto Concurso de Hinos da Harpa Cristã” será executado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus e contará com a parceria de diversas instituições.

- Missão Eis Que Estou A Porta

- CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus;

- Prefeitura Municipal;

  1. METODOLOGIA

Nesse tópico apresentamos em duas partes a estruturação metodológica do “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” que envolverá o evento de apresentações musicais de pessoas do município e região.

O “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” será um espaço democrático e motivador da cultura e cidadania evangélica, onde Associações, Escolas, Igrejas e grupos independentes de nossa cidade e região possam mostrar seus talentos a comunidade e familiares.

O “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” tem como público alvo Cantores, Duplas, Grupos vocais ou Bandas cristãs com ou sem trabalhos já gravados.

Esse evento será organizado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Roberto – MA, por meio do departamento de Educação Cristã.

O local do “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” será preferencialmente o “Templo da Assembleia de Deus”, que é um ambiente bastante amplo para comportar o maior público possível.

5.2 DO CONCURSO DE HINOS DA HARPA CRISTÃ

O “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” é um festival de hinos voltado a todos os estilos da música de louvor. Esse Concurso tem como objetivo o intercâmbio e troca de experiências entre músicos, cantores, intérpretes e artistas que venham a valorizar a produção musical e cultural de nossa cidade e região.

Já estão disponíveis com detalhes as informações e regras norteadoras do “Concurso de Hinos da Harpa Cristã”, que já consta no Edital de abertura do evento, publicado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Roberto - MA.

5.2.1 DO CONCURSO DE HINOS DA HARPA CRISTÃ KID’s

O Concurso de Hinos da Harpa Cristã traz nesta edição a versão Kid’s, por iniciativa do departamento de educação cristã através da professora e dirigentes das crianças irmã Jéssica Ambrósio que sugeriu a possibilidade de incluir na programação a participação das crianças.

JUSTIFICATIVA

De acordo com a Bíblia, especialmente no livro de Deuteronômio o povo de Israel era orientado por Deus a instrução dos seus filhos. Constatados os benefícios dos ensinamentos aos pequeninos resultando em famílias prósperas e abençoadas desses a igreja vê nesse modelo de instrução os grandes benefícios também concedidos aos seus filhos. Com isso a participação desse público seria de grande relevância.

A – INSCRIÇÃO

A “Fase de inscrição” está prevista para ocorrer nos 15 (quinze) dias que antecederem o evento. O Concurso propriamente dito terá duração de 4 (quatro) horas, sábado, das 18:00h às 22:00 horas do dia 05 de agosto de 2017.

Os interessados em participar poderão fazer suas inscrições pelo site ou na própria sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, através do preenchimento de uma ficha. Para a inscrição será necessário preencher a ficha de inscrição, com indicação do RG e CPF. A inscrição não será cobrada, porém o participante deverá trazer no ato da inscrição 1 (um) kg de alimento não perecível.

Cada participante poderá se inscrever representando seu bairro, Escola ou Igreja. Não haverá limites de inscrições, pois a intenção desse Concurso é possibilitar o maior número de participantes, que podem ser crianças, jovens e adultos representando seus bairros, membros de Igrejas, estudantes das Escolas locais, ou pessoas de outras localidades. Cada participante só poderá inscrever 01 (um) hino.

A comissão organizadora não se responsabiliza por qualquer legibilidade das informações a serem prestadas, o que poderá acarretar na desclassificação da(s) composição(s).

A Ficha de Inscrição deve ser entregue sem rasuras e com os nomes completos dos participantes. Em se tratando de crianças, o nome dos pais ou responsáveis.

O material de inscrição não será devolvido sob qualquer hipótese.

Todas as músicas inscritas no “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” deverão ser da Harpa Cristã.

Não será permitido por hipótese alma ao participante do Concurso de Hinos da Harpa Cristã cantar utilizando a Harpa ou a cópia escrita do hino.

B – CATEGORIAS

As inscrições poderão ser feitas por qualquer faixa etária de idade obedecendo os seguintes critérios:

B.1 – GERAL: Esse público deverá ter a partir dos 12 anos de idade.

B.2 – KID’S: Esse público deve está com sua faixa etária entre 5 a 11 anos de idade.

As formas de competir e as regras estabelecidas pelo “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” estão especificadas a seguir:

D – ENSAIO E APRESENTAÇÃO

A organização do Concurso de Hinos da Harpa Cristã não colocará à disposição dos concorrentes bandas tecladistas, bateristas, baixistas ou guitarristas. A utilização de bandas ou outros métodos correrá por conta do concorrente, devendo, obrigatoriamente constar da ficha de inscrição. Em nenhuma hipótese será permitida a adição de participantes na apresentação da música concorrente se não tiver sido indicado na ficha de inscrição.

Fica garantido o direito à livre expressão de qualquer dos concorrentes, exceto no destrato público ao evento ou a qualquer um dos participantes, bem como à comissão organizadora, à instituição e entidades ou patrocinadores e demais pessoas envolvidas na organização do Concurso de Hinos da Harpa Cristã, caso em que ocorrerá a imediata exclusão do concorrente.

E - PREMIAÇÃO

A comissão julgadora, formada por 05 (cinco) jurados (profissionais de artes em geral, músicos, jornalistas ou produtores culturais), premiará com troféus e/ou prêmio em dinheiro os 03 (três) melhores classificados. A avaliação será anunciada pela comissão julgadora em notas de 0 (zero) à 10 (dez) pontos.

Cada jurado encaminhará sua planilha, devidamente assinada, ao digitador, o qual entregará diretamente para a comissão organizadora a planilha contendo os resultados a serem divulgados.

Não haverá empate em nenhuma das categorias e os vencedores serão divulgados posteriormente no site da Missão Eis Que Estou a Porta, nas Redes Sociais e nos demais veículos de comunicação de nossa cidade.

Os critérios de julgamento são: Apresentação, Afinação, Arranjo, Melodia, Interpretação e Voz.

A premiação ocorrerá às 22:00 horas, e contará com a apresentação dos vencedores, que farão a seguir uma apresentação comemorativa para a plateia presente.

E.1 – PREMIAÇÃO CATEGORIA GERAL

Os prêmios se diferenciarão de acordo com a classificação, sendo: R$ 500,00 (1º lugar), mais troféu; R$ 300,00 (2º lugar), mais troféu; e R$ 200,00 mais troféu (3º Lugar).

E.2 – PREMIAÇÃO CATEGORIA KID’S

Nessa categoria a modalidade segue os mesmos padrões de premiação da categoria geral, sendo que os valores se diferenciarão como se segue: R$ 300,00 (1º Lugar); R$ 200,00 (2º Lugar); R$ 100,00 (3º Lugar).

Todos os participantes do Concurso de Hinos da Harpa Cristã receberão medalhas ou comendas.

Após a competição, a equipe organizadora fará a doação dos alimentos arrecadados às pessoas necessitas de nossa cidade.

F – HOMENAGENS

O “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” homenageará representantes de nossa cidade que se envolveram com o bem comum dos habitantes com a intenção de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

G - PRODUTOS DO CONCURSO DE HINOS DA HARPA CRISTÃ

Nas semanas seguintes ao evento, a equipe organizadora do “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” providenciará a produção de 1 (um) CD de áudio com as músicas premiadas e a produção de 1 (um) DVD vídeo com as imagens do “Concurso”.

5.3 DIVULGAÇÃO DO CONCURSO DE HINOS DA HARPA CRISTÃ

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus será responsável pela divulgação do Concurso. Para isso, contará com apoio da Missão Eis Que estou a Porta, utilizando o Site oficial da Entidade e as demais plataformas: (1) Twitter, (2) Facebook, (3) Rádio Online, (4) Carro de Som, (5) Minedoor, (6) Cartazes, (7) Banners, (8) ETC.

Vale destacar que todo o material gráfico produzido (Cartazes, folders, panfletos, adesivos etc.) terá suas versões digitais enviadas para participantes e demais contatos do evento para que cada pessoa interessada seja um agente multiplicador em abrangência Estadual e Nacional.

  1. RECURSOS UTILIZADOS

Nesse tópico estão incluídos todos os recursos humanos, materiais e financeiros previstos para serem utilizados nas ações propostas. Destacamos que o quantitativo de tais recursos previstos pode sofrer pequenas variações ao longo da execução das ações, pois acreditamos que à medida que os resultados das primeiras ações forem chegando, conseguiremos o envolvimento de mais recursos humanos, o que, caso ocorra, certamente será favorável para a ampliação também dos recursos materiais e financeiros.

Informamos ainda que o item recursos humanos se refere apenas às pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que estará sendo atingida pelo presente Projeto. Dessa forma, não há previsão para gastos adicionais com os recursos humanos (como por exemplo, com a contratação de prestadores de serviço), pois a maioria dos profissionais que estarão sendo envolvidos já são servidores das entidades e órgãos parceiros. Assim, os gastos financeiros só serão aplicados na produção e aquisição de recursos materiais, que estão detalhadamente descritos a seguir.

6.1 RECURSOS HUMANOS

- Membros de Igrejas Evangélicas;

- Representantes das Rádios e demais veículos de comunicação locais;

6.2 RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS

Grande parte dos recursos materiais empregado faz parte da Igreja Evangélica Assembleia Deus, o que dispensará gastos na sua aquisição. Para os demais itens necessários serão especificados valores para sua aquisição nos quadros a seguir.

- Aparelho de Data Show e computador portátil;

- Equipamentos de som, com caixas e microfone;

- Filmadora e Máquina Fotográfica Digital.

O QUADRO 1 mostra o orçamento do material de divulgação (cartazes, folders etc.).

 

  1. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que o “Concurso de Hinos da Harpa Cristã" seja um evento inovador que crie uma instância privilegiada de socialização de vários segmentos de nossa comunidade com a participação de estudantes e moradores de todos os bairros da cidade, sem distinção de idade, gênero, credo, raça e nível econômico.

Esse evento pela sua desenvoltura já é uma atração cultural/cristã, na nossa região, atraindo muitas pessoas e proporcionando a promoção do desenvolvimento econômico por meio do crescimento cultural

Acreditamos ainda que o “Concurso de Hinos da Harpa Cristã” contribuirá positivamente para a imagem de nossa cidade e região não apenas perante os visitantes, mas principalmente perante os próprios moradores. É esperado que esse evento proporcione um 'senso de lugar', fazendo com que nossa comunidade se envolva nessa proposta contribuindo para o fortalecimento da identidade local.

 

  1. AVALIAÇÃO

A avaliação do “Projeto Concurso de Hinos da Harpa Cristã” ocorrerá em todas as suas fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita.

Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo, gestores públicos, estudantes, bandas, professores de Música etc. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.

Após o evento, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando serão apontadas as metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, a quantidade de alimentos arrecadados, os gastos financeiros, o público presente, e o grau de aceitação do Concurso.

Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos resultados obtidos durante o evento, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos e eventos posteriormente.

  1. ANEXOS

9.1 – TERMO DE ADESÃO AO CONCURSO DE HINOS DA HARPA CRISTÃ EDIÇÃO 2015

Declaro estar de acordo com as regras impostas pelo regulamento para a participação no Concurso de Hinos da Harpa Cristã.

Nossos Contatos

WhatsApp: (99) 98401-0103
Tel Fixo : (99) 3625-1004
  Email: acossilvida@hotmail.com
  End: Rua  Luis de Carvalho nº897 -Centro 
CEP 65.758-000

São Roberto - MA

Curta Nossa Pagina

Missão Eis Que Estou a Porta © 2017 Todos direitos reservados